
O que ver em Viena
O adjetivo que melhor descreve a capital da Áustria é “monumental”. Entre castelos, teatros e palácios imperiais, descubra conosco o que fazer em Viena.
Viena é, sem dúvida, uma cidade charmosa e elegante. Suas avenidas espaçosas dão aos visitantes uma sensação de ordem e harmonia. Ela está entre as melhores capitais da Europa para viver, facilmente acessível de bicicleta e perfeita especialmente para famílias. Por isso, uma viagem a essa cidade imperial é imperdível. Mas, você já sabe o que fazer em Viena?
Nós da Civitatis estamos aqui para ajudar você a escolher como será sua visita, quer sua viagem a Viena seja por três dias ou uma semana inteira. Você vai adorar as inúmeras atividades oferecidas na capital austríaca.
A primeira dica para começar é simplificando sua viagem adquirindo o cartão turístico Vienna Pass, com o qual você pode acessar mais de 70 atrações. Continue lendo para saber em detalhes quais monumentos, parques e museus serão os protagonistas da sua viagem.
Palácio de Schönbrunn
Esse magnífico palácio barroco foi a residência de verão dos Habsburgos e da famosa Imperatriz Elisabeth da Baviera, mais conhecida como Sissi. O Palácio de Schönbrunn tem 1.141 cômodos, dos quais os salões mais majestosos eram usados por Sissi para realizar seus elegantes bailes.
Concertos de música clássica e jantares também são realizados em algumas de suas salas. A melhor maneira de admirar o interior, no entanto, é reservar uma visita guiada ao Palácio de Schönbrunn. Você será acompanhado por um guia que lhe dará os detalhes mais importantes sobre a história e a arquitetura do luxuoso Palácio de Sissi.
Museu de Carruagens Imperiais
Localizado no complexo do Palácio de Schönbrunn, o Museu de Carruagens Imperiais oferece uma extraordinária coleção de veículos que pertenceram à família imperial. Aqui você pode admirar carruagens cerimoniais, carruagens de desfile, carruagens de viagem e outros veículos que eram usados para eventos e cerimônias oficiais.
Para os amantes de história, uma visita ao museu é algo imprescindível para fazer em Viena. Você irá admirar de perto objetos curiosos com detalhes e acabamento requintado. A coleção inclui acessórios e móveis originais, permitindo que os visitantes mergulhem na atmosfera da corte imperial austríaca. Se você quer se maravilhar com essa exposição, reserve seu ingresso para o Museu de Carruagens Imperiais.
Catedral de Santo Estêvão
Uma visita obrigatória para fazer em Viena é na Stephansdom, a Catedral de Santo Estêvão, uma obra-prima gótica, símbolo da religião e da história de Vienna e um dos marcos mais emblemáticos da cidade.
A torre sul da catedral, chamada Steffl, tem 136 metros de altura e oferece vistas panorâmicas inigualáveis de Viena. Além disso, o templo é famoso pelo seu telhado colorido com mosaicos, o púlpito do artesão Anton Pilgram e as catacumbas que abrigam restos mortais de figuras históricas do país, incluindo membros da dinastia Habsburgo.
Além de sua importância histórica, a Catedral de Santo Estêvão também é palco de vários eventos religiosos culturais e concertos, especialmente durante o Advento e o Natal. Se quiser saber mais sobre esse impressionante templo, faça um free tour noturno por Viena, no qual o guia lhe contará mais detalhes e curiosidades sobre sua história. Não perca!
Museus de Histórias da Arte e Natural
O Museu de História da Arte de Viena, conhecido como Kunsthistorisches Museum, possui uma das coleções de arte mais renomadas do mundo. O museu está localizado no edifício renascentista Maria-Theresien-Platz e, além de se maravilhar com a esplêndida arquitetura do prédio, você verá obras-primas de artistas como Rembrandt, Vermeer, Rafael e Ticiano. Conheça o Kunsthistorisches comprando o ingresso do Museu de História da Arte de Viena.
O mesmo edifício também abriga o Museu de História Natural, o Naturhistorisches Museum, que possui cerca de 30 milhões de objetos. Impressionante, não é? Suas coleções incluem minerais, fósseis, artefatos antropológicos e peças arqueológicas, como a famosa Vênus de Willendorf. Além disso, seus maiores destaques são a Sala dos Dinossauros e a vasta coleção de meteoritos.
Palácios Belvedere
O Belvedere é um complexo histórico composto por dois palácios barrocos, o Belvedere Superior e o Belvedere Inferior, e seus amplos jardins. Os palácios foram construídos no século XVIII como residência de verão do Príncipe Eugênio de Saboia, um renomado comandante militar.
Atualmente, o Belvedere é uma das atrações culturais mais visitadas de Viena e abriga uma impressionante coleção de arte austríaca, incluindo obras de Gustav Klimt e Egon Schiele. Se você ficou interessado em explorar suas luxuosas salas, reserve o ingresso dos Palácios Belvedere.
Ópera Estatal de Viena
A Ópera de Viena, ou Wiener Staatsoper, é uma das mais prestigiadas do mundo. O local foi inaugurado em 1869, mas foi severamente danificado durante a Segunda Guerra Mundial. Reaberta em 1955 após restauração, a ópera é famosa por sua excelente acústica, e conta com uma arquitetura grandiosa e capacidade de cerca de 2.300 espectadores.
Seu prestígio internacional atrai visitantes do mundo todo, e assistir a uma performance na Wiener Staatsoper é uma experiência cultural única em Viena. Para conhecer melhor esse impressionante local, faça uma visita guiada cidade e pela Ópera Estatal de Viena, com um guia que revelará todos os detalhes da história e as curiosidades mais interessantes sobre o monumento.
Casa de Mozart
Vamos nos manter na esfera musical e visitar o local onde viveu um dos maiores compositores e virtuoses da história da música. Ao entrar na Casa de Mozart, você mergulhará no cotidiano desse ilustre músico, aprendendo como era sua rotina e quais foram seus sucessos, fracassos e dramas.
Foi nessa casa que o jovem Wolfgang morou por dois anos com sua família, portanto a exposição se concentra principalmente na experiência vienense do músico. Com seu ingresso da Casa Museu de Mozart, você poderá admirar itens pessoais que pertenceram à família, assim como partituras, instrumentos musicais e correspondências. Não perca!
Parque de diversões Prater
O Prater é um parque de diversões icônico que oferece uma grande variedade de atrações: montanhas-russas, passeios e a famosa roda-gigante Wiener Riesenrad. Se estiver se perguntando o que fazer em Viena com crianças, o Prater é a opção ideal para você!
Você também encontrará muitas áreas para se refrescar no interior, com deliciosos cafés e restaurantes, onde poderá desfrutar de um almoço descontraído entre as atrações. Além disso, você pode garantir o seu ingresso para o Museu de Cera Madame Tussauds, localizado no parque. Já imaginou tirar uma foto com Freud, Mozart, Napoleão ou até a Imperatriz Sissi?
Palácio Hofburg
Outro dos imprescindíveis para ver em Viena é o seu palácio mais icônico. O Hofburg foi a principal residência dos Habsburgos por mais de seis séculos e ainda é um dos maiores palácios reais do mundo.
Hoje, o palácio é a residência oficial do presidente da Áustria e um importante ponto turístico e cultural que atrai milhões de visitantes todos os anos. Entre as principais atrações do Palácio Hofburg estão a Biblioteca Nacional, a Escola Espanhola de Equitação, a Capela Imperial, o Museu Sissi e o Tesouro Imperial.
Reservando o ingresso do Tesouro Imperial, você verá as joias da coroa, relíquias preciosas e artefatos históricos, como a coroa do imperador Rodolfo II. Você também pode optar por visitar o Museu Sissi, dedicado à Imperatriz Elisabeth, que oferece uma visão detalhada de sua vida pessoal e seu papel na corte imperial. Imperdível!
Mercado Naschmarkt
O Naschmarkt é o mercado mais famoso de Viena. Com origens no século XVI, ele evoluiu de um mercado de laticínios para um agitado ponto de encontro cultural e gastronômico. Uma visita é imperdível para fazer em Viena, ideal para experimentar especialidades locais e internacionais, comprar produtos frescos e desfrutar de uma atmosfera animada e cosmopolita.
Desfrute de uma tarde entre as barracas coloridas do Mercado Naschmarkt reservando um tour gastronômico por Viena. Desfrute de uma taça de vinho acompanhada de deliciosos petiscos!
Palácio da Secessão
Para os amantes do estilo art nouveau, uma das visitas obrigatórias para fazer em Viena é ao Palácio da Secessão. O edifício é um um símbolo importante em Viena do movimento da Secessão (apelido do art nouveau na Áustria) e foi construído como uma exposição para os artistas que buscavam novas formas de expressão artística, rompendo com as tradições acadêmicas da época.
Projetado por Joseph Olbrich, destaca-se por sua cúpula dourada e o lema inscrito na fachada. O palácio abriga exposições de arte contemporânea e é famoso pelo Friso de Beethoven de Gustav Klimt.
Museu Austríaco do Teatro
O Museu Austríaco do Teatro, ou Theatermuseum, é uma exposição dedicada ao teatro, à ópera e ao balé. Ele está localizado no Palácio Lobkowitz, um edifício histórico no centro da cidade. O museu abriga uma grande coleção de objetos relacionados às artes cênicas, incluindo figurinos, cenários, fotografias, desenhos e cartazes de peças.
O Theatermuseum é um recurso importante para pesquisadores, entusiastas do teatro e para qualquer pessoa que queira aprender sobre a história e o desenvolvimento do teatro em diferentes culturas e períodos. Se você estiver entre eles, não perca a oportunidade de comprar o ingresso do Museu Austríaco do Teatro.
Rochusmarkt
Você sabia que o vinho está entre as bebidas mais populares de Viena? Um lugar para desfrutá-lo longe da agitação do centro, mas ainda assim de fácil acesso, é o Rochusmarkt. Lá você pode se sentar nas mesas das adegas e saborear uma taça de seu vinho favorito. A atividade perfeita para encerrar um dia cheio de passeios culturais.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico é o lugar ideal para quem quer desfrutar da tranquilidade e relaxar em um belo cenário natural. Localizado no coração da cidade, o jardim é administrado pela Universidade de Viena. Lá, você encontrará estufas especializadas que abrigam uma grande variedade de espécies, desde árvores que crescem em florestas tropicais até plantas do deserto.
MuseumsQuartier, o bairro dos museus
A próxima visita obrigatória para fazer em Viena é no distrito de Neubau, onde ficavam os estábulos imperiais. Esses edifícios podiam acomodar até 500 cavalos e 200 carruagens. Hoje, eles abrigam o MuseumsQuartier, o maior centro cultural da Europa.
Entre as exposições mais famosas estão os museus Leopold e MUMOK de Arte Moderna e o Zoom Kindermuseum. Este último foi projetado para estimular a criatividade das crianças por meio de experiências práticas relacionadas à arte, ciência e cultura.
Museu Albertina e Albertina Modern
Localizado no coração de Viena, o Museu Albertina é um dos principais museus de arte da cidade e também é reconhecido mundialmente. Sua coleção permanente inclui obras de artistas como Dürer, Rembrandt, Michelangelo, Monet e Picasso. Para não perder essa oportunidade, não hesite em reservar o ingresso do Museu Albertina.
O Albertina Modern é uma nova ala do museu, inaugurada em 2020, dedicada à arte moderna e contemporânea. Ela oferece uma visão geral da produção artística dos séculos XX e XXI, com obras de artistas como Andy Warhol, Gerhard Richter, Alex Katz, Maria Lassnig e muitos outros. Por isso, outra das atrações imperdíveis para fazer em Viena é adquirir o ingresso para o Albertina Modern.
Colina Kahlenberg
A colina Kahlenberg está localizada no noroeste de Viena e oferecem vistas panorâmicas espetaculares da cidade e do rio Danúbio. É um um destino turístico bastante popular, especialmente para os amantes da natureza, com inúmeras trilhas para caminhadas e mirantes.
Nos meses mais quentes, as típicas Heuriger, tabernas ao ar livre onde se pode desfrutar de excelente refeição em um ambiente fresco e agitado, são instaladas na colina Kahlenberg. Se você visita a capital austríaca no verão, não pode deixar de conhecê-las!
Musikverein
O Musikverein é uma das salas de concerto mais prestigiadas do mundo e sede da Orquestra Filarmônica de Viena. Uma visita obrigatória para fazer em Viena! A sala é famosa por sua acústica excepcional e por ser o local do Concerto de Ano Novo de Viena, uma tradição que remonta a 1939 e é transmitida para todo o mundo.
O local oferece um diverso programa de concertos sinfônicos, recitais de música de câmara e outros eventos musicais de alto nível. O Golden Hall, o maior do Musikverein, é uma das salas de concerto mais renomadas do mundo. Para se maravilhar com sua impressionante acústica, reserve um concerto das peças mais famosas de Mozart no Musikverein.
Haus der Musik, a Casa da Música de Viena
A Casa da Música é um museu interativo dedicado à música e ao som. Ele oferece experiências atrativas e interativas que permitirá que você explore o mundo da música clássica e contemporânea, da composição e da acústica.
Ao reservar o ingresso da Casa da Música, você explorará salas dedicadas aos grandes compositores vienenses, além da instalação interativa Virtual Conductor, que o fará sentir como um verdadeiro maestro. A Casa da Música é adequada para todas as idades e oferece uma perspectiva única sobre a arte e a ciência do som. Não perca!
E é sobre as notas musicais que concluímos este guia sobre o que fazer em Viena. Não conseguimos incluir exatamente tudo o que é possível visitar, já que a capital austríaca é um caldeirão de atividades cativantes e divertidas.
Portanto, preferimos encerrar oferecendo uma lista de experiências alternativas que lhe permitirão aproveitar ao máximo Viena e sua rica e variada oferta cultural: