Prater

O Prater é um popular espaço de lazer onde está o parque de diversões mais antigo do mundo. A roda-gigante, de 60 metros de altura, é um dos símbolos de Viena.

O Prater de Viena havia sido utilizado durante séculos como área de caça, até que em 1766 foi aberto ao público. Em 1895 foi inaugurado ali um parque de diversões que ainda mantém alguns dos brinquedos originais em ótimas condições, mas com um ar antigo e um charme que dominam o lugar.

A Roda-Gigante

Desde a sua inauguração em 1897, a Roda-Gigante de Viena é um dos emblemas da cidade. Trata-se de uma obra monumental, de 60 metros de altura, que foi inaugurada durante a celebração do 50º aniversário da coroação de Francisco José I.

Ao longo de sua história, a roda-gigante sobreviveu a grandes catástrofes naturais e conflitos bélicos. Foi testemunha da I Guerra Mundial, quando deixou de funcionar durante dois anos.

Foi durante os últimos dias da II Guerra Mundial, em 1945, quando os bombardeios e o fogo destruíram grande parte da roda-gigante. Embora tenha sido reconstruída em tempo recorde, só puderam ser colocadas 15 das 30 cabines que havia no início.

As cabines que não puderam ser recolocadas estão na parte de baixo da roda-gigante, como uma exposição, através da qual se pode viajar pelas diferentes épocas do passado da capital: o Império Romano, a Idade Média, as guerras contra os turcos, a Exposição Mundial de Viena ou as catástrofes ocorridas durante as guerras mundiais.

Um dia divertido no Prater 

Se você tiver sorte e pegar um dia com bom tempo, a visita ao Prater é mais que recomendada. Além de ser um lugar com muita história e encanto, a entrada é gratuita e você pode aproveitar o dia passeando por suas avenidas cheias de atrações antigas e barracas de comida.

Se você tiver com fome e seu orçamento não for tão limitado, você pode jantar à luz de velas em uma das cabines da roda-gigante, sobre o olhar do resto dos turistas.

Você também irá encontrar o Pratermuseum (Museu do Prater), que nos oferece a possibilidade de conhecer a história desse antigo símbolo vienense, aberto quando Francisco José II permitiu o acesso público aos terrenos imperiais de caça.

Horário

De 15 de março a 31 de outubro, todos os dias, das 10:00 à 1:00 hora.
As lojas, os restaurantes e algumas atrações, como a roda-gigante, permanecem abertas o ano inteiro.

Preço

Entrada gratuita ao parque.
Cada atração é paga separadamente: de 1 (US$1,10) a 5 (US$5,30).
Acesso gratuito à roda-gigante e outras atrações com o Vienna Pass.

Transporte

Metrô: Praterstern, linhas U1 e U2.
Bonde: Praterstern, linhas 5 e O.
Ônibus: Praterstern, linha 80A.